domingo, 30 de novembro de 2008

HOJE EU POSSO ESCOLHER



Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter um trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus pela oportunidade da experiência.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso gastar os minutos a me lamentar ou ficar feliz por ter o dia de hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser vivido da maneira que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma às idéias e utilidade às horas. Tudo depende só de mim."
Nesta mensagem atribuída ao saudoso Charlie Chaplin, astro de Hollywood que encantou o mundo no tempo do cinema mudo, encontramos motivos de reflexões.
Sem dúvida, a vida é feita de escolhas...
O tempo todo estamos fazendo escolhas, elegendo o que fazer e o que não fazer, o que pensar e o que não pensar, em que acreditar e em que não acreditar.
A vida está sempre a nos apresentar opções. E as escolhas dependem exclusivamente de nós mesmos.
Não há constrangimento algum. Somos senhores absolutos da nossa vontade, no que diz respeito às questões morais.
Se é verdade que às vezes somos arrastados pelas circunstâncias, é porque optamos anteriormente por entrar nesse contexto.

Assim, antes de optar por qualquer das opções que a vida nos oferece, é importante pensar nas consequências que virão em seguida.
Importante lembrar que não estamos no mundo em regime de exceção. Todos estamos na terra para aprender. E as lições muitas vezes são mais simples do que pensamos.
Não imaginemos que as coisas e circunstâncias desagradáveis só acontecem para nos atingir. Elas fazem parte do contexto em que nos movimentamos junto a milhares de pessoas que vivem na terra conosco.

*************************************************************************************

Olhe, em seu jardim, as flores que se abrem e nunca as pétalas caídas.
Contemple, em sua noite, o fulgor das estrelas e nunca o chão escuro.
Observe, em seu caminho, a distância já percorrida e nunca a que ainda falta vencer.
Retenha, em sua memória, risos e canções e nunca os seus gemidos.
Conserve, em seu rosto, as linhas do sorriso e nunca os sinais da mágoa.
Guarde, em seus lábios, as mensagens bondosas e esqueça as maldições.
Conte e mostre as medalhas de suas vitórias e encare as derrotas como uma experiência que não deu certo.
Lembre-se dos momentos alegres de sua vida e não das tristezas.
A flor que desabrocha é bem mais importante do que mil pétalas caídas.
E um só olhar de amor pode levar consigo calor para aquecer muitos Invernos.
Seja otimista e não se esqueça de que é nas noites sem luar que brilham mais forte nossas estrelas.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

RESPINGOS DE VIDA




Meu avô levou-me ao lago da fazenda, quando eu tinha mais ou menos sete anos, e me pediu para jogar uma pedra na água. Pediu-me para observar os círculos formados pela pedra e pelos seus respingos ao bater na água.Então pediu que eu pensasse sobre mim mesmo como sendo aquela pedra...
- Você criará muitos respingos pela sua vida e as ondas que vêm destes respingos perturbarão a paz de todas as criaturas à sua volta. - Ele disse. E completou:
- Lembre-se de que você é responsável pelo que você põe em seu círculo e este círculo tocará muitos outros círculos. Você precisará viver de tal forma que permita que o bem em seu círculo envie paz e bondade aos outros. Os respingos que vem da raiva e do ciúme enviarão estes mesmos sentimentos aos outros círculos. Você é responsável por ambos.
Foi a primeira vez que eu compreendi que cada pessoa cria interiormente a paz ou a discórdia que se espalhará pelo mundo.
Nós não podemos criar paz se, por dentro, estamos cheios de conflitos, ódio, dúvidas e raiva. Irradiamos os sentimentos e os pensamentos, sejam ditos ou não.
Os respingos do que temos por dentro se espalha pelo mundo, criando beleza ou discórdia, combinados com todos os outros círculos de vida.


*** * ***

VIVA A VIDA



Tudo é uma constante mudança. As pessoas mudam, o mundo muda... Tudo se transforma com o tempo, e nada permanece igual. O que nos resta são os bons momentos que foram vividos e que ficam guardados para sempre em nossa lembrança. Devemos viver cada segundo intensamente. Claro que nada é perfeito e em nossa vida sempre surgem obstáculos, e muitas vezes nos vemos sem saída e sem solução para nossos problemas. Aí pensamos e surge a dúvida: “Será que existe luz no fim do túnel"? Para tudo existe uma solução e o maior e principal problema está em nós mesmos, em nossa dificuldade de encarar os fatos e lutarmos por aquilo que realmente desejamos. Toda pessoa possui dentro de si certo medo, uma insegurança de não conseguir e de ser um perdedor; mas a vida é uma intensa provocação, e devemos encará-la de "peito aberto" para poder vencer e mostrar a nós mesmos que somos capazes de lutar e sermos os melhores. Devemos sempre seguir a voz de nosso coração e seguir sem medo de viver. A palavra nunca, não existe no vocabulário da vida, pois nós podemos tudo o que quisermos. A autoconfiança e a segurança devem ser as principais armas nessa batalha que se chama vida. Mas o que a vida representa? A vida é feita de momentos muitas vezes ruins e bons, tristes e alegres e de presente, passado e futuro. O passado foi vivido e as recordações restam, para, no futuro, termos esperanças de uma vida feliz. Mas e o presente? Devemos vivê-lo ao máximo, para podermos fazer desses momentos os melhores de nossas vidas. Um conselho: “Viva e aprenda com a vida". A cada dia, aprendemos novas lições e com elas tiramos proveito para não errar novamente, não "tropeçar" no mesmo erro. Todos os dias acordamos e fazemos praticamente o mesmo, e às vezes o cotidiano cansa. Mas mesmo assim, olhe para o céu e para o Sol. Enquanto ele brilhar para nós, ainda existirá esperança. Sempre faça de sua vida uma eterna primavera com flores sempre a nascer. Vida é renovação, é esperança e temos que ter força para lutar. Podemos ser felizes com pequenas coisas. Não importa que tipo de vida você tenha, apenas viva e tente ser feliz, lute até o fim, busque seus sonhos e ideais com toda a força que puder, pois com certeza alcançará; e no fim de sua vida, você poderá olhar para trás e dizer com orgulho: “Eu busquei, eu vivi, eu lutei e venci". E os pequenos e grandes obstáculos que enfrentou, você perceberá que foram como "espinhos", que se foram e se perderam com o tempo.
*** * ***

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A CATADORA DE VIDRO


Conta-se que, uma família resolveu ir passar as férias em uma praia distante.
Era um belo dia de muito sol e todos estavam reunidos desfrutando o calor, a paz e as belezas que a praia irradiava. Os adultos, livres das preocupações do dia a dia conversavam entre si, soltando risadas.
As crianças corriam alegremente pela fina areia. Uns jogavam bola, enquanto outros construíam imensos castelos a beira do mar.
Foi quando na praia deserta surgiu o vulto de uma velhinha que caminhava com um saco na mão e de vez em quando, apanhava alguma coisa brilhante na areia.
Observaram que a velhinha tinha os cabelos brancos compridos que o vento teimava em revolver. Era uma figura repulsiva. Suas roupas eram muito sujas e estavam em sua bainha, molhadas pelo mar. Parecia ser uma moradora de rua.
Com sua aproximação, chamaram as crianças para perto, com medo do péssimo aspecto da pobre anciã que ao passar por eles, dirigiu-lhes carinhoso sorriso, seguindo adiante seu caminho sempre dando alguns passos e abaixando-se para colher as coisas brilhantes.
Dias depois, comentando o assunto com o dono do armazém local, ficaram sabendo que a velhinha, dedicava a sua vida a colher cacos de vidro na areia da praia, para que as crianças pudessem brincar sem machucar seus delicados pezinhos com eles.
Pois é, quantas vezes pecamos em fazer um julgamento errado das pessoas, simplesmente pelo seu aspecto ou pelas roupas que vestem?
Não devemos “pré-julgar”.
Não devemos ver apenas aparência, e sim, o interior.

*** * ***

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

NÓS E O ESPELHO


Alguém, muito desanimado, entrou numa igreja e em determinado momento disse para Deus:

-"Senhor, aqui estou porque em igrejas não há espelhos, pois nunca me senti satisfeito com minha aparência."

Subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés, vinda do alto do templo.

Atônito, ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem:

- Minha criatura, nenhuma das minhas obras veio ou ficou sem beleza, pois a feiúra é invenção dos homens e não minha.

Não importa se um corpo é gordo ou magro: ele é o templo do espírito e este é eterno.

Não importa se braços são longos ou curtos: sua função é o desempenho do trabalho honesto.

Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras: sua função é dar e receber o Bem.

Não importa a aparência dos pés: sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade.

Não importa o tipo de cabelo, e se ele existe ou não numa cabeça: o que importa são os pensamentos que por ela passam.

Não importa a forma ou a cor dos olhos: o que importa é que eles vejam o valor da Vida.

Não importa um formato de nariz: o que importa é inspirar e expirar a Fé.

Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos: o que importa são as palavras que saem dela.

Ainda atônito, esse alguém dirigiu-se para a porta de saída, que tinha algumas partes de vidro. Nesse exato momento sentiu que toda sua vida se modificaria.

Havia esse lembrete na porta aderido:

-"Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se de tudo que deixei escrito. Observe que não há uma única linha sobre Mim que afirme que sou bonito".


*** * ***

domingo, 23 de novembro de 2008

O PÁSSARO



Goze a euforia do vôo do anjo perdido em ti.
Não indagues se nossas estradas, tempo e vento desabam no abismo.
Se temes que teu mistério seja uma noite, enche os céus de estrêlas. Conserva a certeza de que teu vôo te leva sempre para mais alto.
Se pressentes que amanhã estarás mudo, esgota como um pássaro, as canções que tens na garganta.
Não economizes.
Canta, canta,...
Para conservar o sabor da festa e da vitória!
Talvez as canções adormeçam as feras que esperam devorar o pássaro.
Desde que nasceste não és mais que um vôo no tempo, rumo ao céu.
Voa e canta enquanto resistem as tuas asas.
Voa e canta...
*** * ***

A FÊNIX


Segundo a tradição egípcia, fênix era uma ave fabulosa que vivia por muitos séculos e, se queimada, renascia das próprias cinzas...
Algumas pessoas se derrotam antes mesmo das batalhas.
Acreditam que vão perder e é lógico: perdem!
O medo do fracasso é o fracasso antecipado!
Por isso, é preciso eliminar as emoções reprimidas, do contrário, é impossível vencer os desafios que a vida vai nos oferecendo.
Não se pode assumir uma atitude pessimista diante da vida.
Os problemas realmente existem, mas a grande maioria deles são bem maiores exatamente porque não temos a coragem de nos lançarmos, de sermos como fênix, que ressurge das cinzas.
Os obstáculos se afastam para deixar passar tudo que a vida vai nos oferecendo.

*******

SABEDORIA CANINA


Já se imaginou agindo com a sabedoria canina?
A vida teria uma perspectiva mais amistosa.
Tente:
01. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
02. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
03. Quando alguém que você ama se aproximar, corra para saudá-lo.
04. Quando houver necessidade, pratique a obediência.
05. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.
06. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
07. Corra, pule e brinque diariamente.
08. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.
09. Seja sempre leal.
10. Nunca pretenda ser algo que você não é.
11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.
13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.
15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.
16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.
17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique amuado... Corra imediatamente de volta para seus amigos.
19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

*******

A CORUJA


- OLHOS ABERTOS NA ESCURIDÃO -

Caminhar no escuro é sempre um desafio, principalmente quando a vida nos coloca em um terreno desconhecido. Fora os perigos inerentes ao caminho (os obstáculos/armadilhas que não conseguimos perceber), há também as ameaças que só existem em nossas cabeças, mas parecem absurdamente reais em cada ruído ou vulto. Em muitos caminhos místicos, este período foi imortalizado como "a noite escura da alma". A Coruja é uma poderosa aliada neste momento. Poucos animais se sentem tão à vontade na escuridão. A Coruja não só tem olhos e ouvidos muito apurados para perceber tudo ao redor como pode planar silenciosamente para capturar pequenos animais de surpresa.
A Coruja é o símbolo de Atena, Deusa da Sabedoria, ela foi a mentora dos grandes heróis do passado, sugerindo um plano de ação adequado em diferentes situações. Por vezes a solução de um problema está no ataque direto, mas "comer pelas beiradas" pode ser a melhor alternativa em questões mais delicadas ou em ações de médio e longo prazo. A Coruja é o animal da estratégia, da transformação da desvantagem em vantagem/oportunidade. Na pior das hipóteses, do pensar antes de agir. A Coruja nos leva para além da escuridão, além dos obstáculos, além dos medos... Mesmo quando o caminho é longo, é capaz de nos ajudar a cada passo, indicando as oportunidades que ninguém mais vê. Dificilmente alguém engana uma Coruja. Ela é capaz de extrair segredos, de perceber as verdadeiras intenções por trás de palavras e gestos, de "ler as sombras". Desista de esconder alguma coisa dela. Você estará perdendo o seu tempo. Nas fazendas, as Corujas são as grandes responsáveis por manter a população de roedores sob controle, evitando a multiplicação desenfreada dos mesmos. Embora estes pequenos animais tragam a sua própria medicina, quando olhados como ameaça, representam os prejuízos que só nos damos conta quando é tarde demais. Quando temos uma Coruja conosco, (animal de poder), redobramos o nosso estado de alerta para que estes pequenos furtos (de valores ou de energia) não aconteçam mais do que seria normal. Existem mais de 100 espécies de Corujas no mundo. Dependendo da tradição, elas estão associadas à magia, à clarividência, à Lua, ao feminino, ao mistério, à morte, ao silêncio, ao estudo, à capacidade de observação, à justiça...Que a Irmã Coruja possa nos guiar em segurança até a próxima etapa de nossas vidas.

*******

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

LIÇÃO DE SABEDORIA


Um dia, um monge enquanto caminhava pelos maravilhosos jardins do Mosteiro absorto em suas meditações, viu uma linda borboleta que saltitava alegremente por entre as flores.
Pegou-a, coloco-a na sua mão e ficou ali a observá-la plácida, linda, colorida, abrindo e fechando suas belas e translúcidas asinhas.

Tão encantado estava com a beleza da criaturinha, que nem sequer notou a aproximação de seu Mestre. Quando o percebeu, por instinto, fechou a mão aprisionando nela a bela borboleta.
O Mestre, não presenciara o que o discípulo havia feito e este, então, resolveu pôr à prova a sabedoria de seu Mestre e perguntou-lhe:
- Mestre, em minha mão tem uma borboleta. Diga-me; ela está viva ou morta?
O Mestre olhou para o monge, sorriu carinhosamente para o rapaz e carinhosamente respondeu: - Depende de você... Ela está em suas mãos.
Se eu disser que ela está viva, você sem dó, apertará a sua mão e a matará. Se eu disser que está morta, você simplesmente abrirá a mão e ela alegremente voará para a liberdade.
Portanto, prefiro dizer que está morta, muito embora saiba que está viva.
Então, o monge abriu a mão e borboleteando, o pequenino ser continuou sua incansável jornada por entre as flores.

Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela!

SÁBIO



Sábio é aquele que permite descobrir; que reconhece a importância de aprender o novo, que abre seu coração para sentir e ouvir...

Sábio é aquele que permanece em silêncio, observando os passos da mente, as fragrâncias, os lugares escondidos dentro do seu ser...

Sábio é aquele que ouve antes de falar, que sorri antes de chorar, que permanece quieto para sentir o frescor da noite em seu interior.

Sábio é aquele que diz sim para a vida, que desperta o amor em si e em seu semelhante, na intenção de criar um mundo melhor a todos nós.

Sábio é aquele que ama seu irmão que vê, como ama a Deus que não vê.

Sábio é aquele que vive e sabe viver!



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

URGÊNCIA DE VIVER

A matemática da vida não é simples...
Cada soma é também uma subtração...
Quando somamos mais um ano àqueles que já vivemos, subtraímos um ano daqueles que nos restam para viver...
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem garantia do amanhã...
Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo...
Esperamos demais para dizer as palavras do perdão que devem ser ditas...
Esperamos demais para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos...
Esperamos demais para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo...
Esperamos demais para enunciar as preces...
Esperamos demais para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas...
Esperamos demais para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã...
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco...
Deus também está esperando nós pararmos de esperar, esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados... a hora é agora, é hora de viver...

sábado, 15 de novembro de 2008

FAÇA A COISA CERTA



Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores.
Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida.
Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo.
Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo.
Na verdade, era o calor da tina... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava.
O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.
Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.
Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida.
O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo.
Quando terminei de ouvir esta história de um mestre, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes. Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes.
Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespêro.
Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos. Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir.
Tenha a coragem e a visão que o urso não teve. Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder.
"Solte a panela!"
*******


SONHOS

Todo ser humano possui sonhos. Sonhos grandes, sonhos pequenos... sonhos... Sonhos nascem a cada dia...a cada hora... a cada minuto...sem percebermos um sonho nasce dentro do nosso coração... Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhando... Vivemos na verdade na busca da realização dos nossos sonhos... Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor tentam matá-los com palavras de pessimismo. Acham que, se não podem realizar seus sonhos, as outras pessoas também não merecem realizar os seus. Puro egoísmo... Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los, que eles estão muito distante de nós... Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém... Se não acreditarmos neles, os perderemos ... Temos que tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem e assim não conseguiremos mais realizá-los. A realização vem pela luta, esforço e persistência... Caminhar ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar e a persistir nos mesmos é muito importante... É um passo para a realização deles... Mesmo que tudo o leve a pensar que parece impossível, não desista do seu sonho. Busque forças dentro de você. Acredite que tudo pode acontecer quando desejamos do fundo do coração... Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realizá-los... Você é capaz !!! Sonhe sempre. Nunca deixe de sonhar... e você será sempre um vencedor...


UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Escolher quer dizer preferir, selecionar, optar.
Toda nossa vida é feita de escolhas.
Por mais indecisos que sejamos, ao abrir os olhos pela manhã, teremos que optar entre permanecer na cama, esquecendo as horas, ou levantar.
A opção continua na primeira refeição da manhã: cereal, frutas, chá, café, pão integral, pão branco, mel, açúcar ou adoçante.
Desejar bom dia ou resmungar qualquer coisa, ou ficar calado. São opções.
Sair de carro, dar uma caminhada, correr para não perder a condução ou fazer de conta que não tem compromisso nenhum.
Ser gentil no trânsito, cedendo a vez a outro carro em cruzamento complicado, ou fazer de conta que ninguém mais existe no caminho além de você mesmo.
Não jogar nada pelas janelas do carro, ou emporcalhar todo o caminho por onde passa, tudo é questão de escolha.
Escolha de como você deseja que seja o seu dia, a sua vida, o seu mundo.
Você pode viver muito bem com todo mundo ou viver muito mal até consigo mesmo.
Você pode modificar o mau humor da sua chefia ou de seu colega de escritório, pode sintonizar com eles ou pode ficar na sua.
Você pode atender muito bem o seu cliente e ter sorrisos de retorno ou fingir que ele nem está aí, esperando que outro colega decida por atendê-lo.
Você pode se tornar uma pessoa quase indispensável, no mundo, pela sua forma de ser. Ou decidir por ser alguém que, se faltar, poucos ou talvez ninguém notará.
Contou-nos amigo nosso que, viajando por essas estradas de Deus, pelo interior do nosso Brasil, começou a sentir fome.
Aproximava-se o horário do almoço e porque ele e o companheiro de viagem não conhecessem muito bem aqueles caminhos, ficaram atentos a qualquer placa indicativa de lanchonete ou restaurante.
Mais alguns quilômetros percorridos e chegaram a um local que oferecia refeições.
Em cima do imóvel, escrito em letras grandes, em madeira firme, lia-se: -"Comida a escolê."-
Logo entenderam que o proprietário ou proprietária se equivocara ao escrever. Talvez pelas poucas letras que tivesse.Mas compreenderam, sem dúvida, que havia comida para se escolher.
Entraram e uma senhora muito simples os atendeu.
Porque não houvesse cardápio à vista, perguntaram o que havia para lhes matar a fome.
- Frango frito.
Foi a resposta rápida.
- E que mais?
- Só frango frito. Respondeu de novo.
Mas a tabuleta diz comida a escolher. – argumentou meu amigo.
-Sim. Falou a senhora, sem pestanejar.
- O senhor escolhe se quer comer ou se não quer comer.
Tinha toda razão aquela senhora.Tudo é opção. Por isso, alguns de nós, escolhemos viver em clima de felicidade, com o pouco ou quase nada que tenhamos. Outros optamos por ser infelizes, com a abundância que desfrutamos. Uns recebemos o diagnóstico de doença insidiosa e decidimos lutar e viver o quanto nos seja permitido. E curtimos a natureza, a praia, a montanha, os passeios com a família, o cinema, a bagunça dos netos. Outros, optamos por nos deixar morrer, sem combate.
Felicidade ou infelicidade. A decisão cabe a cada um de nós.
Todos sofremos perdas, doenças, lutas, no mundo de provas e expiações em que nos movimentamos.
Todos também usufruímos alegrias, conquistas, dádivas, saúde.
O que fazemos com cada uma dessas coisas é o que estaremos fazendo com o nosso dia: alegria ou tristeza. vitórias ou derrotas.
Pense nisso e escolha o que você deseja para você, agora, hoje, nesse novo dia.
Abrace a alvorada que surge, viva as horas de bênçãos e quando a noite chegar, agradeça a Deus pelas felizes escolhas desse bendito tempo que se chama dia.
Amanhã, quando retornarem as horas a movimentar os ponteiros do relógio, você voltará a fazer as suas escolhas... muito boas escolhas.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

SER SÁBIO


Havia um sábio que vivia isolado do mundo em uma montanha. Ele era uma pessoa muito cheia de dons, bondoso e correto... Conversava com ele apenas um seguidor que, no convívio com seu mestre, esperava adquirir sabedoria e virtudes.
Certo dia, observando que seu mestre pouco conversava e se dedicava a meditação e oração seguidas horas do dia, perguntou:
- Mestre vejo que és poderoso e capaz. Vejo também que oras seguidamente todos os dias... Sendo assim, gostaria de saber, para quê o senhor ora tanto.
Então, o sábio mestre interrompendo sua oração, olhou nos olhos do aprendiz e respondeu:
- Meu jovem posso dizer que, descontente com as injustiças dessa vida, quando era criança orava para que tivesse forcas para mudar o mundo. Orei até a minha juventude, quando percebi que não se pode mudar o mundo. Então comecei a orar para conseguir mudar as pessoas que estão a minha volta. Supus assim conseguir melhorar o mundo. Porém hoje, já idoso e após muito aprender, sei que só posso mudar o mundo, melhorando a mim mesmo. Então é para isso que oro.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

VIVENDO COMO AS FLORES



- Mestre, como faço para não me aborrecer?

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.

Algumas são indiferentes.

Sinto ódio das que são mentirosas.

Sofro com as que caluniam.

- Pois viva como as flores! Advertiu o Mestre.

- Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.

- Repare nestas flores, continuou o Mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.

- Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo mal cheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

VOCÊ É MARAVILHOSO!!!

Era a noite de estréia de um renomado concertista em um famoso teatro em Paris. O teatro estava lotado e todos estavam aguardando ansiosamente a chegada do pianista, quando o gerente do teatro subiu ao palco e anunciou que o solista não ia poder comparecer naquela noite. Neste momento, a multidão começou a vaiar, de decepção e sequer ouviu o gerente anunciar o nome do artista que havia sido contratado para substituir o artista principal que estava doente. O ambiente transformou-se de excitação para frustração. Então o artista substituto subiu ao palco e fêz o melhor que pôde. Quando terminou, nada mais havia do que um incomodo silêncio. Ninguém aplaudiu... Ninguém...
Foi então que derrepente, de uma sacada do teatro, um pequeno garotinho se levanta e grita:
- Oi pai! Oi pai! Eu acho você maravilhoso!
Nesse instante, como que por milagre, a multidão inrompeu num aplauso incessante e todos se levantaram e continuaram aplaudindo intensamente.
Todos nós, temos necessidade de termos pessoas em nossas vidas que estejam dispostas a se levantarem de vez em quando e dizerem:- "EU ACHO VOCÊ MARAVILHOSO !!!"