segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PORQUE AS PESSOAS FICAM TRISTES NO NATAL


. Autor do Texto: Marco A. Spinelli

Já chegava o final do ano, e as pessoas já traziam nos olhos aquele ar de imenso cansaço de quem vê mais um tempo se fechando na própria vida.
A menina tinha aquela estranha argúcia das crianças, para quem alguns detalhes da vida nunca passam despercebidos.
- Vó?
- Oi!
- Por que as pessoas ficam tristes no Natal?
A Vovó estava tomando se café, e quase engasgou com a pergunta. Essas conversas a gente sabe como começam, mas como vão terminar...
- Por que você esta perguntando isso, meu bem?
- Porque eu vejo, Vovó. No Natal, parece que só tem gente feliz dentro da televisão.
Mal pode conter o riso, da inteligência vivaz daquela menina.
- Sabe, querida, acho que as pessoas confundem um pouco as datas.
- Como assim?
- Algumas pessoas confundem o Natal com o Dia de Finados. Você sabe o que quer dizer o Dia dos Mortos?
Olhou para ela com aquela cara de "mais ou menos".
- No dia de Finados, lembramos das pessoas que não estão mais aqui nessa dimensão com a gente. Visitamos, levamos flores e conversamos com essas pessoas que moram em nossos corações, mesmo tendo partido de nosso convívio.
- Você vai visitar o Vovô no dia dos Mortos, não é, Vovó?
- Sim, meu bem, eu vou fazer uma visita para ele em meu coração. Converso, conto as novidades e fico com saudades das conversas que eu tinha no alpendre com seu avô.
- Por que você não vai ao cemitério, como todo mundo?
- Porque eu combinei com seu avô que iria encontrá-lo aqui na varanda, no alpendre, no pomar, nos lugares em que o nosso amor ainda está lá, vibrando, como uma música ...
A menina era curiosa mas não inconveniente. Percebeu que a Vovó estava muito emocionada e não queria vê-la chorar.
A Vovó, como sempre, adivinhou seus pensamentos.
- Pode continuar perguntando as coisas, meu bem... A Vovó se emociona um pouco mas agüenta o tranco...
- Vó?
- Oi!?
- O que tem a ver o Finados com o Natal?
- Algumas pessoas ficam tristes no Natal porque se lembram dos entes queridos que não estão mais ali. Olham para as mesas, as comidas, a árvore de Natal e só conseguem lembrar de festas antigas, onde a casa estava cheia, os filhos eram pequenos e a vida era mais simples. Vai passando o tempo e as pessoas ficam com essa coisa, essa doença de fim de ano que se chama "Antigamente-que-o-Natal-era-bom", e ficam suspirando na mesa com saudade de outros tempos, outras épocas. Isso que é um Natal-Finados, meu bem. Um Natal em que as pessoas ficam todas tão preocupadas com as perdas que não notam o encanto das crianças com o Papai Noel, nem a graça de mais uma ver reunir os vivos e aproveitar quem está ali em vez de pensar em quem partiu.
- E por que as pessoas tem saudade no Natal e não no dia de Finados?
- Acho que porque as pessoas acham feio ter um dia para a tristeza, meu amor. Acham que devemos ter datas só para alegria. Mas até o Carnaval tem a Quarta-Feira de Cinzas para a gente ficar triste...
A menina coçou a cabeça, o que era sempre um sinal de que iria desfechar uma daquelas perguntas sem resposta que a Vovó temia.
- Mas, Vó?
- Fala...
- Por que as pessoas tem que ficar felizes no Natal?
Pronto. Inverteu a pergunta, pensou a Vovó.
- Você falou que as pessoas só ficam felizes na televisão.
- Isso.
- Bem, minha querida, tem uma alegria de plástico na televisão. Uma alegria de Loja de Departamentos que não tem nada a ver com o Natal. Isso também deixa as pessoas muito tristes.
- Por que?
- Porque elas olham aquelas pessoas rindo, as famílias numerosas e felizes, as mulheres magras e maravilhosas, os homens lindos e seguros de si, envolta de Papais Noel gordos e sorridentes e pensam: os outros tem um Natal muito melhor do que o meu...
- E para que serve isso, Vovó?
- Para vender coisas, querida. Para as pessoas confundirem o Natal com os presentes, o que também é uma bobagem. Dessa vez foi a Vovó que coçou a cabeça.
- Pituca?
- Oi!
- Sabe, tem gente que nem lembra que o Natal comemora o nascimento de Jesus. Olham para o Presépio e acham que é um enfeite folclórico, com uma criança cercada de vacas e ovelhas. As pessoas perderam o sentido de Natal, meu bem, por isso não sabem mais se ficam alegres ou tristes nessa época. E você sabe qual uma das maiores graças do Natal, meu bem ?.
- Qual?
- Esperar por ele. É uma delícia esperar pela festa.
- Mas...
- O que?
- Eu vou ter que esperar muito?
- Não. O Natal já está bem pertinho..
- Mas...
A Vovó olhou com cara de que não-tem-mas-nem-meio-mas. A menina entendeu. Mas não deixou a velha senhora sem uma última pergunta.
- Vó?
- Oi!
- Quando você morrer, meu Natal vai ficar triste?
A Vovó aconchegou a menina, que já tinha algumas lágrimas querendo sair.
- Você vai ficar feliz, pois o amor que a Vovó sente por você vai estar vibrando, como uma música, envolta da árvore. É lá que eu vou te encontrar, combinado?
- Combinado.
A menina teve uma estranha sensação, como se um rena tivesse passado pela janela.
Devia ser um sonho de Natal.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A FORÇA DA FÉ


Enquanto o mestre viajava para divulgar a palavra de Deus, a casa onde ele vivia com seus discípulos pegou fogo.
- “Ele nos confiou esse lugar e não conseguimos cuidar direito”, diz um dos discípulos.
Imediatamente, começaram a reconstruir o que sobrou, mas o mestre volta antes da hora e vê os trabalhos de reconstrução.
- “Então, estamos melhorando: uma casa nova!”, diz o mestre com alegria.
Um dos discípulos, envergonhado, conta a verdadeira história: o local onde moravam tinha sido destruído pelo fogo.
- “Não consigo entender o que você está me contando”, diz o mestre.
- “O que vejo são homens com fé na vida, começando uma nova etapa. Aqueles que perdem a única coisa que tem estão em melhor posição do que muita gente, pois passam a só ter a ganhar”.

*** * ***

domingo, 21 de dezembro de 2008

COMO MONTAR A ÁRVORE DE NATAL


Toda família faz questão de armar sua árvore de Natal bem bonita e criativa, para encanto dos olhares de amigos ou familiares. Mas, e se ela trouxer também bons fluidos e alegria? Não seria o máximo?
Gosto de estudos místicos se fosse homem, seria maçom. E, estudando daqui e dali, aprendi a montar uma árvore cheia de boas energias que repasso agora para vocês.
Que seja um pinheirinho, de preferência; esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquarius, sendo, na verdade, seu símbolo.
Para receber todas as energias benéficas, coloque a árvore no centro da sala ou, no leste, onde o sol nasce; não esqueça que o Natal é a festa do Sol, celebra o Astro-Rei, que nos traz vida e calor;
E, para enfeitá-la?
Fixe uma estrela dourada no topo da árvore; ela representa nossa Estrela Interior que nos guia na peregrinação da vida, é o Espírito Divino, que precisa nascer na nossa Consciência, que está posicionada no topo da nossa Alma e precisa reger as nossas ações, elevando o nosso espírito sempre em direção ao Infinito; por isso, nunca ponha a estrela de ponta cabeça para baixo.
Agora, vamos escolher os outros enfeites: estes que vou citar, sempre baseada nos ensinamentos esotéricos, alegorizam as virtudes e as forças espirituais que trazem paz á nossa alma.
Os três sininhos simbolizam a Santíssima Trindade, as três forças primarias do Cosmos; os sete anjinhos representam os sete Espíritos Angélicos Santificados que estão diante de Deus, intercedendo pela Humanidade; as 12 bolinhas representam as 12 Leis Críticas, os 12 Salvadores e os 12 Cavaleiros da Távora Redonda, que formam uma barreira contra o Mal e nos ajudam a conhecer as 12 verdades de Cristo; as 7 bengalinhas simbolizam as 7Kundalinis que devemos trabalhar bem para que, algum dia, encarnarmos nossos poderes que divinizam, ou seja, atingirmos o Conhecimento e as Leis Espirituais; ao pé da árvore podemos colocar pequenas caixinhas vazias e coloridas que representam as virtudes que queremos alcançar;
Faz bem arranjar uma vela quadrada, de cor amarela, e colocá-la na base da árvore ou próxima a ela; acendê-la na noite de Natal, para que as energias poderosas desta noite se transformem num carregador de energia astral profundamente energizado.
Por fim, um recipiente com água colocada do lado oposto á vela; assim, nos purificamos com água e fogo para iniciarmos o novo ano que se aproxima, puros como no dia da Criação, como o Sol Nascente que é festejado nesta data e, que renasce todo dia, cheio de poder, esperança e energia. Assim também estaremos novinhos em folha para receber o novo ano que vai nascer.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DESEJO A VOCÊ




Paz
União
Alegrias
Esperança
Amor sucesso
Realizações luz
Respeito harmonia
Saúde solidariedade
Felicidade humildade
Confraternização pureza
Amizade sabedoria perdão
Igualdade liberdade boa sorte
Sinceridade estima fraternidade
Equilíbrio dignidade benevolência
Fé bondade paciência brandura força
Tenacidade prosperidade reconhecimento
"
"
"
"
Que a sua árvore de natal esteja repleta
com todos estes presentes!

RESPOSTA DA GRATIDÃO


Jim nunca imaginou que as coisas acontecessem daquela forma. Enquanto trabalhava como salva-vidas, amava o que fazia.
Num dia de folga, andando pela praia, ele viu uma mulher em perigo. Jogou-se na água e a trouxe para a praia.
Depois a carregou até o posto salva-vidas, onde uma ambulância a levou para o hospital.
Victória ficou muito agradecida e passou a visitá-lo, de vez em quando, no posto.
Quando sabia que ele estava trabalhando, mandava-lhe pizza. Jim retribuía com visitas e telefonemas.
Os outros rapazes faziam gozação da sua amizade com aquela senhora. Ele não ligava.
Durante anos, mantiveram a amizade. Certo dia, retornando de uma viagem, Jim ligou para a casa dela. Quem atendeu foi uma jovem, que se identificou como Bárbara.
Era sua sobrinha. Contou-lhe que Victoria havia morrido, vítima de um derrame. A sobrinha viera de outra cidade para resolver alguns negócios da tia.
Ela sabia tudo a respeito dele porque sua tia lhe falou. O tempo passou.
Uma noite, numa festa na praia, com amigos, Jim percebeu que as coisas estavam saindo do controle.
Bebidas e drogas começaram a circular. Ele decidiu ir embora. Logo depois, uma mulher que ele havia conhecido apenas algumas horas antes, também saiu.
Quando ela foi dada como desaparecida e seu vestido esfarrapado foi encontrado ao lado da estrada, ele foi acusado de assassinato.
Parecia um pesadelo. Ele mal a conhecia. Era uma acusação maluca. Mas a polícia precisava de um suspeito. E ele era um suspeito.
Um defensor público foi indicado para cuidar do seu caso, porque ele não tinha dinheiro. Foi preso e a fiança estipulada em um valor elevadíssimo.
Jim achou que não teria mais saída. Então, um dia, recebeu um telefonema.
Era Bárbara. Formada em direito, ela ouviu o noticiário a respeito da sua prisão e perguntava se ele aceitaria que ela o defendesse gratuitamente.
Jim aceitou de pronto. Ela começou a se inteirar dos detalhes do caso.
A única testemunha ocular que identificou Jim, como o homem que saiu da festa com a mulher, descreveu o casal como sendo da mesma altura.
Alguma coisa estava muito errada. A suposta morta tinha 1,65m. Jim tinha quase 1,80m.
Graças a esse detalhe, ela conseguiu que a fiança fosse reduzida e Jim pôde ir para casa. Aquilo foi um presente para ele.
Ela contratou um detetive que, depois de algum tempo, descobriu que a suposta vítima vivia num país vizinho.
Ela decidira sair de casa e abandonar o marido para começar uma nova vida, com outra pessoa.
Depois de muita insistência, meses de trabalho, conseguiram que a mulher retornasse e se mostrasse à polícia, provando que estava viva.
Jim estava livre da acusação. Hoje, ele vive com sua mulher e três filhos.
Tem uma fazenda e dirige sua própria fábrica.
Mas nunca vai esquecer aquela amizade especial com Victoria.
Comenta ele:
- "Se aquela doce senhora não falasse de mim para sua sobrinha como o fez, é bem possível que eu estivesse apodrecendo na prisão, pelo resto da minha vida. Devo minha vida àquela mulher."
No entanto, Bárbara tem uma versão diferente: "ele merecia minha ajuda. Ele salvou a vida de alguém que nem conhecia, mesmo não estando em serviço naquela hora. Esse tipo de amor pela humanidade não fica sem recompensa."
.........................
Faça o bem, sem nunca aguardar recompensa. Mas guarde a certeza que os benefícios lhe chegarão, de alguma forma, neste mundo ou no outro.
Isto porque à toda ação corresponde uma reação. E o bem somente gera bem maior.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

AMIGO


Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema me deixou muito feliz e, a primeira coisa que ele me perguntou foi:
- Como você está?
E, sem saber porque eu lhe respondi:
- Muito só... - Você quer conversar?
Eu respondi que "sim"...
- Você quer que eu vá até a tua casa?
Assim, respondi que "sim", novamente... Desligou o telefone e em menos de quinze minutos lá estava ele tocando a minha campainha.
Eu comecei falando por horas de meu trabalho, minha família, minha namorada, meus problemas e dúvidas e, ele, atento me escutava sempre.
Naquele dia eu estava muito cansado mentalmente e, a sua companhia me fez muito bem. Além do mais, do começo ao fim ele me escutou, me apoiou e me aconselhou. Assim, quando ele notou que eu estava melhor ele disse:
- Bom, agora preciso ir trabalhar... Surpreso eu lhe disse:
- Amigo, porque não me disse antes que teria que ir trabalhar, veja que horas são, você não conseguiu dormir nem um pouco, eu roubei seu tempo por toda noite. Ele sorriu e me disse:
]- Não tem problema, para isso existem os amigos!
Ao ouvir isso fiquei feliz em saber que podia contar com um amigo assim. Eu o acompanhei até a porta de minha casa e quando ele caminhava até o seu carro eu gritei:
- Psiu... amigo, porque me telefonastes tão tarde? O que você queria?
Ele voltou e me disse com voz baixa:
- É que queria te dar uma notícia...
E eu perguntei: - O que aconteceu? Ele me disse:
- Fui ao médico e ele me disse que meus dias estão contados, tenho um tumor no cérebro, não poderei operar, é maligno, assim, só posso esperar...
Naquele momento fiquei mudo... ele sorriu e disse:
- Tenha um bom dia amigo! Entrou no seu carro e se foi... precisei de um bom tempo para assimilar a situação e, até hoje me pergunto:
-"Porque quando ele me perguntou como eu estava eu me esqueci dele e só falei de mim? Como ele teve força para sorrir, me escutar e dizer tudo o que disse?"
Desde este dia a minha vida mudou... deixei de ser tão crítico com meus problemas e de me preocupar somente comigo. Agora, aproveito o meu tempo para estar mais perto das pessoas que amo, perguntar como elas estão e me interessar mais por elas, sem esperar nada em troca. Tento sentir mais profundamente aqueles que estão a minha volta e aqueles que passam por minha vida...
"Não existe amor maior do que dar a vida a favor dos amigos!"
Fazer um(a) amigo(a)... é um dom!!! Ter um(a) amigo(a)... é uma graça!!!
Conservar um(a) amigo(a)... é uma virtude!!!
Agora, você ser um(a) amigo(a)... é uma HONRA!!!
# NÃO SEI QUEM É O AUTOR, MAS ACHEI LINDO E PASSO PARA TODOS QUE ME DÃO A HONRA DE CHEGAREM ATÉ O MEU BLOGUINHO.