sábado, 2 de maio de 2009

O QUE É SER BRUXA


O que há de tão misterioso? O que é ser Bruxa? Que misterioso significado carrega essa tão fascinante palavra?
Ser Bruxa é necessariamente ser adepta do new age? É ter um caldeirão? É fazer feitiços? Andar de preto? Pendurar um pentagrama no pescoço? É carregar títulos, ter iniciação, prever o futuro, ter poderes paranormais, jogar pragas? O que é ser Bruxa? Volto a perguntar...
Ando vendo por aí muitas definições um tanto quanto problemáticas a respeito do real sentido da palavra Bruxa, definições de todos os tipos, tanto de pessoas que não entendem nada sobre o assunto, quanto de pessoas que acham que entendem algo.
Em primeiro lugar, quero dizer que uma Bruxa não segue necessariamente a BruxariaTradicional, Wicca e qualquer outra tradição, ela pode ser a humilde benzedeira, ela pode ser a católica, a camponesa, a cozinheira, a parteira e etc, etc...
A verdade é que todos nós temos um poder guardado que foi se atrofiando com o tempo, e que podemos despertar e utilizar independente do caminho que decidimos tomar e isso prova que as Bruxas não são nem diferentes nem mais especiais que ninguém.
Ser Bruxa é colocar toda essa energia atrofiada para funcionar em nosso favor e ao favor do próximo, é praticar a filantropia, é ser universal, é entender e manipular o microcosmo¹ em junção do macrocosmo², para promover a cura,o amor e o entendimento da alma.
Quando sentimos o poder fluir (não o poder egocêntrico), temos um olhar muito mais aguçado e muito mais poético, pois entendemos o mundo; muitas religiões gostam de afirmar que "não somos desse mundo, pois ele é de pecado". Não, não se enganem, não é o mundo que é mau, mas sim as pessoas que o tornam cruel.
Devemos fazer do mundo a nossa agradável morada, pois ele em si é uma manifestação de Deus/Deusa (ou como preferir ver a Divindade).
A verdadeira Bruxa quando observa o pôr-do-sol, fecha os olhos e sente a alma expandir, ela sente que é tudo, que entende tudo e consegue traduzir o canto universal, esse misterioso chamado que nos proporciona tão grande bem estar e plenitude de ser.
Quando a Bruxa vê a lua, sente que entre elas existe uma ligação muito íntima, pois ambas possuem ciclos, fases, ser Bruxa também é isso, é identificar as analogias entre a natureza e o "Eu"e ver que o que está em cima, é o que está embaixo.
A Bruxa possui a sabedoria conseguida através da maturidade e das muitas experiências, sem contudo perder o coração doce da criança que descobre o mundo.
De suas mãos brotam a Arte em todos os sentidos, ela tem amor por tudo que faz, tem o toque delicado que acaricia as flores, que tenta tocar as estrelas, que tenta tocar o infinito. Todas sabem que a natureza é uma Mãe sábia, ela nos dá, mas também tira, e que devemos ser sagazes, fortes, e que um dia, todos, sem exceção, voltaremos para ela, para o grande Útero Universal.
***
1Microcosmo significa 'pequeno mundo', nós somos o microcosmo ou seja nosso organismo seria uma miniatura do universo.
2Macrocosmo significa 'grande mundo', o Universo é esse grande mundo que reflete em nós.

Nenhum comentário: