quarta-feira, 19 de novembro de 2008

LIÇÃO DE SABEDORIA


Um dia, um monge enquanto caminhava pelos maravilhosos jardins do Mosteiro absorto em suas meditações, viu uma linda borboleta que saltitava alegremente por entre as flores.
Pegou-a, coloco-a na sua mão e ficou ali a observá-la plácida, linda, colorida, abrindo e fechando suas belas e translúcidas asinhas.

Tão encantado estava com a beleza da criaturinha, que nem sequer notou a aproximação de seu Mestre. Quando o percebeu, por instinto, fechou a mão aprisionando nela a bela borboleta.
O Mestre, não presenciara o que o discípulo havia feito e este, então, resolveu pôr à prova a sabedoria de seu Mestre e perguntou-lhe:
- Mestre, em minha mão tem uma borboleta. Diga-me; ela está viva ou morta?
O Mestre olhou para o monge, sorriu carinhosamente para o rapaz e carinhosamente respondeu: - Depende de você... Ela está em suas mãos.
Se eu disser que ela está viva, você sem dó, apertará a sua mão e a matará. Se eu disser que está morta, você simplesmente abrirá a mão e ela alegremente voará para a liberdade.
Portanto, prefiro dizer que está morta, muito embora saiba que está viva.
Então, o monge abriu a mão e borboleteando, o pequenino ser continuou sua incansável jornada por entre as flores.

Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos).Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela!

Nenhum comentário: